- Objetivo
O programa Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos busca favorecer o desenvolvimento de competências para o aprimoramento pessoal e profissional dos aprendizes que trabalham nas diversas áreas e departamentos administrativos das empresas. Promove, também, formação mais ampla, na medida em que estuda o conjunto de ocupações das áreas administrativas e comerciais, com posicionamento ético, sustentável e empreendedor e sensibiliza os jovens para a necessidade de aprimoramento contínuo para, assim, ter ampliadas suas chances de inclusão, escolha e mobilidade profissional e social, num cenário cada vez mais dinâmico, competitivo e desafiador.
(Carga horária: 1.333 horas)
- Mercado de Trabalho
O Programa de Aprendizagem tem o objetivo atender a Lei 10.097/2000, seus decretos e portarias e proporcionar formação profissional inicial com foco na qualidade dos serviços prestados e em atitudes empreendedoras e sustentáveis a jovens contratados na condição de aprendizes pelas empresas de comércio de bens, serviços e turismo por meio de programa que organiza de forma processual e metódica atividades conceituais correlatas com as atividades práticas das empresas contratantes.
Pretende oferecer mais uma alternativa para minimizar a disparidade entre as exigências do mercado e a qualificação dos seus futuros profissionais. Por um lado, a internacionalização do trabalho, as alterações significativas em sua organização, as mudanças tecnológicas, a constituição das relações profissionais e a preocupação com a preservação do meio ambiente interferem nos cenários organizacionais e exigem cada vez mais elevados níveis de qualificação. Por outro, a oportunidade de desenvolvimento de habilidades e conhecimentos nem sempre está disponível aos jovens dos setores populares o que gera uma situação social desfavorável e que em nada contribui para a participação igualitária no mundo do trabalho.
O relatório Tendências Mundiais de Emprego para a Juventude 2010, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), apresenta taxas de desemprego alarmantes e perspectivas pessimistas de inserção de jovens no mercado de trabalho. Este relatório assinala que nas economias em desenvolvimento, nas quais se encontram noventa por cento dos jovens e se encaixa o Brasil, existe mais vulnerabilidade às crises, ao desemprego e aos riscos sociais juvenis.
- Pré-requisito e público-alvo
Pré-requisitos
Idade mínima: 14 anos
Ter até 24 anos na data de término do programa
Escolaridade mínima: Estar frequentando a escola regular, caso não tenha concluído o ensino médio.
Estar contratado como aprendiz em escritórios para atuar nas ocupações de recepcionista, auxiliar administrativo ou auxiliar de pessoal. É obrigatório que estejam matriculados e frequentando a escola regular, caso não tenham concluído o ensino médio.
Obs.: os pré-requisitos como idade máxima e comprovação da escolaridade poderão ser flexibilizados no caso de jovem com deficiência (§5º e §6º do Artigo 428 e Artigo 433 da Consolidação das Leis do Trabalho).
- Método
Proposta metodológica
O curso privilegia ações participativas e autônomas, a construção do conhecimento, a troca de experiências e o incentivo à pesquisa, por meio de uma aprendizagem teórica e prática. A aprendizagem prática acontece na empresa contratante, que deve acompanhar as atividades do aprendiz, respeitando cronograma para rodízio de funções e áreas, bem como favorecer um ambiente propício para o seu desenvolvimento, sempre contando com equipes de orientadores do Senac para este trabalho diário.
- Programa
Ambientação profissional 1
Informática aplicada à corporação
Organização dos serviços administrativos e comerciais
Atitude empreendedora
Ambientação profissional 2
Saúde e segurança no trabalho
Rotinas básicas nos serviços administrativos e comerciais
Responsabilidade Socioambiental
Qualidade no atendimento
Tendências e perspectivas em gestão e negócios
- Certificação
A certificação inclui a aprendizagem realizada no Senac e na empresa.
- Documentos para Matrícula
Aprendiz
- Cópia simples do documento de identidade (RG);
- Cópia simples do cadastro de pessoa física (CPF);
- Declaração original de matrícula no ensino fundamental ou médio, especificando o horário das aulas, ou Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio - original com cópia simples para autenticação no Senac ou uma cópia autenticada;
- Autorização de saída para visitas técnicas monitoradas e culturais quando o jovem for menor de 18 anos.
Importante: no início do ano letivo, o jovem deve atualizar sua documentação de escolaridade, reapresentando declaração atualizada de matrícula ou conclusão do ensino médio.
Empresa:
- Via do contrato de aprendizagem.
- Cópia da Guia GFIP (apenas se a empresa não estiver cadastrada no Sistema de Acordos e Empresas Contribuintes).
- Via do Cronograma para o Rodízio de Funções/Atividades.
Importante: O programa é isento de pagamento.
- Maiores Informações
Para quem tem maiores interesses, clique em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário